domingo, 9 de maio de 2010

QUALIDADE DE VIDA



É proibido fumar, é proibido tossir!

Fumar,nem pensar!



Desde agosto de 2009, que vigora em S.Paulo, a nova legislação antifumo. Não é permitido fumar em locais fechados, de uso coletivo, como bares, restaurantes e casas noturnas, bem como em fumódromos e áreas antes reservadas para fumantes, em ambiente de trabalho ou lazer.Outros estados com manaus deverão, por certo, seguirão a mesma Lei, já que é de interesse da saúde pública.Num país aonde se joga garrafas pela janela do carro, sacos de lixo são esvaziados na rua, pelos catadores, na procura de latas vazias, criminosos não são presos porque as cadeias estão lotadas e fica tudo por isto mesmo, parece estranho proibir a poluição do ambiente pelo fumo e multar os estabelecimentos que não obedeçam à lei.
Todos têm conhecimento, que as leis são cumpridas quando as multas referentes ao seu descumprimento são cobradas. E’assim que funciona, aqui e em qualquer parte do mundo.Vale lembrar que o seu direito acaba quando começa o do outro e, viver em sociedade, significa conhecer os limites e respeitá-los.Os males que o cigarro causa ao fumante e ao fumante passivo são devastadores. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis.
O cigarro está liberado nas vias públicas, nas residências, nos Estádios de Futebol, em quartos de hotéis e pousadas, desde que estejam ocupadas por hóspedes.A liberdade individual de exercer o vício está preservada, desde que não envolva pessoas que não querem participar das baforadas.Quando receber fumantes em sua casa, providencie um local arejado, próximo de uma janela. Se tiver uma sacada ou terraço, faça um ambiente acolhedor, com uma mesinha e cinzeiros, demarcando, polidamente, aonde eles devem fumar.É proibido tossir!
Embora seja um ato involuntário, tossir em público é muito embaraçoso. A tosse é uma consequência de um processo irritativo, pode ser seca ou com secreção e cabe ao médico diagnosticar a causa. A tosse, de certa forma, pode ser interpretada como benéfica, pois ajuda a expulsar a secreção e substâncias estranhas como poeira, fumaça e bactérias.
Estamos enfrentando a Gripe Suína (Nova Gripe, Gripe H1N1) e tossir, agora mais do que nunca, pode causar constrangimento. Os olhares, preconceituosos, convergem para a pessoa que está tossindo, que pode ou não estar infectada. Por respeito às outras pessoas, quando começar a tossir, afaste-se o quanto puder dos demais, leve um lenço ou a mão na frente da boca, evitando que os vírus se espalhem. Caso tenha uma suspeita de gripe, não freqüente locais públicos e evite visitar pessoas.
Aproveite a quarentena para por ordem no armário, ler um livro e fazer coisas que os compromissos do dia a dia não permitem. Tossir numa sala de cinema ou teatro é no mínimo, inconveniente.Ter um acesso de tosse, numa festa de casamento, pode ser bastante perturbador.A tosse não só está associada ao fumo, como a alergias, asma, bronquite, sinusite, pneumonia, tuberculose ou algo pior, como câncer de pulmão. Não hesite em procurar um médico. Cabe a ele solucionar seu problema, com a sua ajuda, é claro!Norma Moog

por Davi Rocha...

**************************************LIFE**************************************



EXERCICIOS FIÍSCOS QUE PODEM CONTRIBUIR


PARA UMA MELHOR QULIDADE DE VIDA





Exercícios de verão
O verão é a estação do ano em que as pessoas mais se preocupam com sua aparência física. Para manter a forma é preciso dedicação. Todo o ano é a mesma coisa. No verão as academias lotam de pessoas em busca de soluções rápidas para garantir um corpo perfeito. Ainda há tempo, e as mudanças podem ser percebidas na estação mais quente do ano. Mas é importante ter uma coisa em mente: para entrar em forma com saúde não há milagres nem fórmulas mágicas. É preciso muita dedicação, uma dieta acompanhada por profissionais especializados e exercícios, muitos exercícios. De acordo com o personal trainer Fernando Alves, o período mínimo de treinamento para se perceber alguns resultados é de um mês. O primeiro passo na busca pelo corpo perfeito é procurar um médico e realizar exames para saber exatamente o quadro clínico do futuro atleta. Com os diagnósticos nas mãos, o profissional de Educação Física vai indicar as melhores atividades e a intensidade destes exercícios. “Além de uma escala de exercícios acompanhada por um professor especializado, é importante uma boa alimentação e uma noite de sono tranquila para alcançar os objetivos. Oito horas diárias de descanso são fundamentais. Seguindo essas orientações, o corpo começa a responder às atividades. Outro ponto a ser ressaltado é que existem, também, resultados agudos, aqueles adquiridos logo após uma atividade de musculação. No entanto, para garantir uma boa forma por muito tempo, o trabalho deve ser contínuo”, afirmou Alves. Emagrecer e perder aquelas gordurinhas localizadas são os principais objetivos de homens e mulheres que buscam as academias. As diferenças entre os gêneros se acentuam apenas na hora de escolher as áreas a serem definidas. Enquanto o sexo masculino busca ganhar massa muscular nos braços e costas, o feminino quer mesmo garantir glúteos e pernas enrijecidas. Um outro desejo comum: o abdome retinho, o chamado “tanquinho”. “Malho quatro vezes por semana, e faço dieta. O trabalho de musculação anima porque nos permite ver os resultados mais rapidamente. Associo isso a uma corrida diária e meu condicionamento melhorou muito. Mas o abdome continua sendo a parte do corpo mais difícil de manter em forma”, disse o engenheiro Diogo Barbosa. Mas se sua meta é o verão, uma dica importante: todo ano a estação se repete. Então, não abandone seu planejamento esportivo quando o clima mudar. Pense sempre que ano que vem tem mais. Thaís DiasJornalista




**************************************VIDA**************************************







Nenhum comentário:

Postar um comentário